segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Clamidofilose Aviária

A clamidofilose é uma doença transmissível que afeta não só as aves, mas também ao homem, caracterizando-a como uma zoonose. Já foi relatada em aproximadamente 160 espécies de aves, sendo os integrantes da família Psittaciformes os representantes de cerca de 25% destas espécies. Nos psitacídeos, esta doença pode ser denominada psitacose ou febre dos papagaios, já em outras aves também é chamada de ornitose.

Seu agente etiológico é a bactéria Gram negativa Chlamydophila psittaci, um microrganismo intracelular obrigatório que acomete aves, répteis e mamíferos, e que possui um ciclo completo de vida que dura entre 48 a 72 horas, explicando a capacidade de produzirem infecções prolongadas e geralmente sub-clínicas.

Em virtude do pequeno tamanho e do parasitismo intracelular obrigatório, as clamídias foram confundidas com vírus ou com Rikettsias até os anos de 1960, sendo denominadas Miyagawanella ornithosis, Bedsonia e Neo-Rikettsia.

A principal via de transmissão de aves cativas ocorre através da inalação do organismo em forma de aerossol de fezes secas ou secreções respiratórias de aves infectadas. Porém, outras formas de infecção são atribuídas à ingestão água ou alimentos contaminados pelo microrganismo. A virulência e patogenicidade variam conforme a cepa infectante, grau de exposição e fatores relativos ao hospedeiro e ao ambiente.

Os sintomas que a caracterizam são vários, desde a doença respiratória, sinusite e conjuntivite, à diarreia e dilatação abdominal, também ocorrendo infecções assintomáticas. Não há sinais patognomônicos para clamidofilose aviária, por isso a doença é facilmente confundida com infecções bacterianas e virais, apresentando infecções severas com altas taxas de mortalidade.

As aves doentes podem apresentar depressão, anorexia, desidratação, blefarite, ceratoconjuntivite, hipotermia, urticária, asas pendentes e tremores, além de transtornos respiratórios, digestivos, urinários e neurológicos. Para muitos pesquisadores, dependendo da evolução destes sinais clínicos, a doença pode ser classificada em superaguda, aguda, crônica e inaparente.

O diagnóstico pode ser feito através do histórico, sinais clínicos e, atualmente, a utilização do método de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). O exame radiográfico evidenciando esplenomegalia ou hepatomegalia, em aves que apresentam os sinais clínicos supracitados, pode ser sugestivo de clamidofilose aviária. O isolamento da Chlamydophila sp por cultura requer laboratórios especializados, sendo de pouca utilidade prática na rotina da clínica veterinária.

O tratamento é obtido principalmente através do emprego de antibióticos corretos, respeitando suas ações, vias, doses, frequências e períodos de administração. Além disso, outros cuidados devem ser tomados, como p. ex. a manutenção higiênica diária das instalações e seus utensílios, evitando acúmulo de dejetos e restos alimentares; a observação e o isolamento de todos os filhotes nascidos de mãe e/ou pai contaminados; a quarentena para aves recém-adquiridas; um excelente manejo ambiental e dietético, assim como o já citado sanitário; e tratar e isolar todas as aves positivas ou suspeitas do plantel.

A clamidofilose representa uma das principais zoonoses de origem aviária, apesar da incidência em humanos ser muito baixa quando comparada ao número estimado de aves portadoras. Sendo assim, deve ser considerada como possibilidade de diagnóstico sempre que houver casos de aves doentes ou casos de mortalidade súbita.

Dr. Rodrigo Filippi Prazeres
Médico Veterinário, CRMV/SP 19978

Um comentário:

  1. COMO EU ME CUREI DO VÍRUS DE HERPES.

    Olá pessoal, estou aqui para dar meu testemunho sobre um herbalista chamado Dr. imoloa. Eu estava infectado com o vírus herpes simplex 2 em 2013, fui a muitos hospitais para curar, mas não havia solução, então estava pensando em como conseguir uma solução para que meu corpo possa ficar bem. um dia, eu estava na piscina, navegando e pensando onde conseguir uma solução. Eu passo por muitos sites onde vi tantos testemunhos sobre o Dr. Imoloa sobre como ele os curou. eu não acreditava, mas decidi experimentá-lo, entrei em contato com ele e ele preparou o herpes para mim, que recebi através do serviço de correio da DHL. tomei por duas semanas depois, em seguida, ele me instruiu a ir para o check-up, após o teste, foi confirmado herpes negativo. sou tão livre e feliz. portanto, se você tiver algum problema ou estiver infectado com alguma doença, entre em contato com ele pelo e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com. ou / whatssapp - 2347081986098.
    Esse testemunho serve como expressão de minha gratidão. ele também tem
    cura à base de plantas para, FEBRE, DOR CORPORAL, DIARRÉIA, ÚLCERA DA BOCA, FATIGUE DE CÂNCER DE BOCA, DORES MUSCULARES, LÚPUS, CÂNCER DE PELE, CÂNCER DE PÊNIS, CÂNCER DE MAMA, CÂNCER DE PÂNICO, DOENÇA RENAL, CANCRO VAGINAL, CANCER VAGINAL, CANCRO DOENÇA DE POLIO, DOENÇA DE PARKINSON, DOENÇA DE ALZHEIMER, DOENÇA DE BULÍMIA, DOENÇA INFLAMATÓRIA DE DOENÇAS FIBROSE CÍSTICA, ESQUIZOFRENIA, ÚLCERA CORNEAL, EPILEPSIA, ESPETO DE ÁLCOOL FETAL, LICHEN, PLANTIA, CLÍNICA DE SAÚDE / AIDS, DOENÇA RESPIRATÓRIA CRÔNICA, DOENÇA CARDIOVASCULAR, NEOPLASIAS, TRANSTORNO MENTAL E COMPORTAMENTAL, CLAMÍDIA, VÍRUS ZIKA, ENFISEMA, TUBERCULOSE, BAIXO CONTAGEM ESPÉCIE, ENZIMA, INFORMÁTICA, BARRIGA, DISTRIBUIÇÃO, DISTRIBUIÇÃO EREÇÃO, ALARGAMENTO DO PÊNIS. E ASSIM POR DIANTE.

    ResponderExcluir