quinta-feira, 14 de abril de 2011

Síndrome de Edema em Anfíbios

A Síndrome de Edema em Anfíbios é caracterizada pelo preenchimento de líquido acelular com baixa concentração de proteínas em cavidade celomática e espaço subcutâneo.

Apresenta como fatores predisponentes as dermatites, as nefropatias, as enfermidades hepáticas e a utilização de água destilada ou obtida mediante osmose inversa em recintos elaborados para a manutenção destes animais.

Em alguns casos, mesmo a água filtrada pode apresentar uma diluição excessiva para um anfíbio, fazendo com que o mesmo perca a capacidade de captar solutos dissolvidos na água para manter sua osmolaridade plasmática.

Os sinais clínicos são o hidroceloma, aumento de volume de consistência líquida no espaço subcutâneo e o aumento de peso do animal, podendo triplicar em casos graves.

O diagnóstico é baseado na avaliação do líquido aspirado, sendo que este apresenta baixos níveis de proteínas, menor que 1g/dL, e também possui característica acelular. Também devem ser descartardas as enfermidades dérmicas, hepáticas e renais, assim como as septicemias.

O tratamento é baseado em banhos do animal em soluções de alta osmolaridade, como p. ex. a solução salina NaCl a 0,9%, por cerca de 20-30 minutos a cada 8 horas, até remissão completa do quadro. Em casos de doença secundária, diagnosticar e tratar a causa principal, como p. ex. as dermatites e nefropatias.

O uso de soluções osmóticas equilibradas, como p. ex. águas de reservatórios artificiais, são sugeridos como método preventivo da Síndrome de Edema em Anfíbios.

Dr. Rodrigo Filippi Prazeres
Médico Veterinário - CRMV/SP 19978 


Nenhum comentário:

Postar um comentário