domingo, 27 de fevereiro de 2011

Distocia em Chinchila

A chinchila (Chinchilla lanigera Bennett, 1829), é uma espécie de roedor da família Chinchilidae originária da América do Sul, com ocorrência relatada no Peru, Bolívia, Chile e Argentina.

Porém, hoje a espécie encontra-se praticamente reduzida a algumas colônias dispersas, confinadas nos mais altos cumes Andinos.

Atualmente é mantida comumente em cativeiro como pet e, segundo historiadores, essa criação teve início nos idos de 1920 por Matthew Chapman, após este levar 13 espécimes para a Califórnia, sendo estes os progenitores da maioria dos exemplares atuais nos Estados Unidos da América.

As fêmeas de chinchilas apresentam útero com dois cornos uterinos e duas cervizes. A membrana vaginal permanece aberta apenas durante o parto e 2 a 4 dias durante o estro. Apresentam três pares de glândulas mamárias, sendo um par inguinal e dois pares torácico laterais.

As chinchilas são poliéstricas sazonais. O período de gestação é em média de 111 dias. Geralmente o parto ocorre nas primeiras horas da manhã e raramente à noite, quando a fêmea dá a luz a dois filhotes.

Dentre as desordens do sistema reprodutor, podemos citar a reabsorção fetal, toxemia da gestação, gravidez ectópica, metrite, piometra, e, quando comparada a outros roedores, raramente apresentam distocias. As causas mais comuns de distocias em chinchilas são fetos grandes ou mal posicionados e inércia uterina.

Os sinais clínicos incluem prostação, vocalização e cuidados excessivos com a região genital.

Em casos mais simples, a utilização do fórceps obstétrico felino pode corrigir a desordem. Porém, recomenda-se intervenção cirúrgica após 4 horas de tentativas frustrantes de parto.

Dr Rodrigo Filippi Prazeres
Médico Veterinário - CRMV/SP 19978

Um comentário:

  1. Bom dia, dr!

    Meu nome é Sara e tenho um casal de chinchilas. Descobri que minha fêmea estava grávida após ir vê-los na gaiola e encontrar sangue por todos os lados...
    Fiquei preocupadissima. Quando cheguei a um veterinário que tratasse de animais silvestres, ela me informou que teria que ser feita uma cirurgia pois havia um feto já morto dentro do útero da Chinchila.

    Como eu poderia saber se não há mesmo jeito de da algum medicamento que induza a contração no animal, para que ele possa expelir o feto sem que seja realizada uma cirurgia?

    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir